Ano Letivo : 2025/2026

Notícias Quinta, 5 de Março de 2026  17:51:45    v. 26.3.10  |  2026-03-04
Convidado
PÓS-GRADUAÇÃO EM CÁLCULO ASSISTIDO DE ESTRUTURAS
2014-11-12 12:55:00
por Flavio Daniel De Oliveira Araujo Ramos

Ver Imagem da NotíciaEstão abertas as candidaturas à pós-graduação em Cálculo Assistido de Estruturas, até 12 de dezembro. Este curso, acreditado pela Ordem dos Engenheiros, especializa profissionais que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividade na área do projeto, na modelação numérica do comportamento estrutural e no projeto assistido com ferramentas de cálculo automático. A pós-graduação, com início a 13 de janeiro, tem a duração de dez semanas e decorre em horário pós-laboral.

PÓS-GRADUAÇÃO EM CÁLCULO ASSISTIDO DE ESTRUTURAS
87 horas | 8 unidades ECTS
Horário pós-laboral (terças e sextas-feiras, 18:00-23:30)

Com o advento dos meios de cálculo computacional, os modelos numéricos baseados no método dos elementos finitos assumiram uma posição de relevo no que concerne à análise do comportamento de estruturas. O seu pleno domínio é hoje uma exigência para a generalidade dos projetistas de estruturas.

Acreditada pela Ordem dos Engenheiros, a pós-graduação em Cálculo Assistido de Estruturas pretende especializar engenheiros civis ao nível da modelação numérica do comportamento estrutural, familiarizando os com as mais atuais ferramentas de cálculo de estruturas de betão e metálicas. No decorrer do curso serão desenvolvidos e discutidos diversos casos de estudo.

No final da pós-graduação os formandos terão desenvolvido competências para compreender a formulação do método dos elementos finitos, para utilizar um programa de cálculo automático de estruturas e desenvolver e interpretar modelos de diferentes complexidades.

DESTINATÁRIOS
Engenheiros civis que desenvolvem ou pretendem vir a desenvolver atividade na área do projeto e da análise do comportamento estrutural, incluindo a reabilitação e o reforço estrutural.

PLANO DE ESTUDOS
Fundamentos de Análise Estrutural
Modelação Numérica de Estruturas
Fundamentos de Dinâmica e Engenharia Sísmica
Dimensionamento Assistido de Estruturas Metálicas
Dimensionamento Assistido de Estruturas de Betão Armado

CANDIDATURAS ATÉ 12 DE DEZEMBRO DE 2014
20 vagas
https://portal.isep.ipp.pt/intranet/externallogin/credenciais.aspx

FOLHETO DA PG EM CÁLCULO ASSISTIDO DE ESTRUTURAS
http://issuu.com/isep/docs/isep.2014.pgcae_486bff4ca63453

COORDENADORES DO CURSO
Carlos Félix (csf@isep.ipp.pt)
Carlos Rodrigues (cfg@isep.ipp.pt)

Documentos associados (0 ficheiros, 0 links)

Outras Notícias
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
> Engenharia Civil
> Geral

> Pesquisa
Título/Texto