Competências de negociação e gestão de conflitos (9h)
Data: 14, 15 e 16 de maio de 2013 Horário: 17:00h – 20:00h Destinatários: estudantes do ISEP Custo: 20.00 euros Local: J302 Prazo limite para pré-inscrição: 21 de abril de 2013 Pré-inscrições em www.isep.ipp.pt/isepforglobe/inscricoes/index.php
Porque saber gerir e lidar com conflitos é uma competência essencial no dia-a-dia, tanto pessoal como profissional, com esta formação pretende-se refletir sobre o conceito de conflito, nos seus diferentes tipos e principais implicações. Através de exercícios práticos e simulações em grupo, serão treinadas as principais estratégias e táticas de negociação, enquanto ferramenta essencial à gestão de conflitos.
Conteúdos programáticos: * Definição de conflito * Tipos e efeitos dos conflitos * Resolução de conflitos * A negociação e as etapas negociais * Estratégias e tácitas negociais * Dicas para uma negociação eficaz * Erros comuns na negociação
Formadora: Tânia Almeida, licenciada em Ciências Psicológicas; Mestranda em Psicologia, ramo Intervenção, Educação e Desenvolvimento Humano na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com experiência em dinamização de grupos de treino de relaxamento e desenvolvimento de competências comportamentais com jovens-adultos. Integra atualmente a equipa de Psicólogas do Gabinete de Orientação do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP|GO).
Competências de comunicação para apresentações em público (12h)
Data: 14, 16, 21 e 23 de maio de 2013 Horário: 14:00h - 17:00h Destinatários: estudantes do ISEP Custo: 25.00 euros Local: J302 Prazo limite para pré-inscrição: 21 de abril de 2013 Pré-inscrições em www.isep.ipp.pt/isepforglobe/inscricoes/index.php
Com esta formação pretende-se melhorar a capacidade para realizar apresentações em público, dotando o formando de instrumentos e técnicas para estruturar e desenvolver uma exposição e lidar com diferentes públicos. Nesta formação, o formando terá possibilidade de identificar aspetos fortes e aspetos a desenvolver desta sua competência, partindo da realização de uma apresentação sua filmada e da visualização da mesma (autoscopia).
Conteúdos programáticos: *Mitos da comunicação *Estilos e atitudes comunicacionais *Preparação, planificação e desenvolvimento de uma apresentação *Técnicas de apresentação *Simulação de uma apresentação individual com recurso a meios audiovisuais *Técnicas de gestão de plateias *Identificação de pontos fortes e pontes a desenvolver para apresentações com impacto.
Formadora: Teresa Espassandim, psicóloga desde 2002 e responsável pelo Gabinete de Orientação do ISEP (ISEP|GO); licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto; Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente; especializada em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; pós-graduada em Juventude: Novos Contextos e Intervenções pela Universidade do Porto; formadora certificada pelo IEFP; membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Data: 14, 16, 21 e 23 de maio de 2013 Horário: 18:15h – 20:30h Custo: Comunidade ISEP (estudantes, docentes e funcionários): 30€ Público em geral: 60€ Local: H312 Prazo limite para pré-inscrição: 21 de abril de 2013 Pré-inscrições em www.isep.ipp.pt/isepforglobe/inscricoes/index.php
Objetivos: Ao concluir esta formação, o formando deverá ser capaz de dominar os seguintes conceitos: tipos de máquinas fotográficas (Full frame vs APS-c), parâmetros que configuração (velocidade do obturador, abertura do diafragma, ISO - sensibilidade do sensor, zoom, profundidade de campo, modos de exposição (básicos e criativos, modos de medição de luz)), compensações de exposição, tipos de medição de luz, enquadramento/comunicação visual, resolução de imagem, formatos de imagem e interpretação de histogramas.
Conteúdos Programáticos: • Introdução à fotografia; • Enquadramento/comunicação visual; • Resolução de imagem; • Formatos de imagem; • Tipos de máquinas fotográficas (Full frame vs APS-c); • Parâmetros de configuração (velocidade do obturador, abertura do diafragma, ISO - sensibilidade do sensor, zoom, profundidade de campo); • Modos de exposição (básicos e criativos, modos de medição de luz); • Compensações de exposição; • Tipos de medição de luz; • Enquadramento/comunicação visual; • Resolução de imagem; • Formatos de imagem; • Interpretação de histogramas. • Estudos de casos práticos.
Formador: Engenheiro informático e mestre em Multimédia, Jaime Neto iniciou o seu percurso profissional na área da fotografia, em 2007, após a realização de um curso profissional de fotografia. Enquanto fotógrafo freelancer tem desenvolvido diversos trabalhos de foto reportagem e de fotografia de retrato e produto. Desde o ano de 2010, dedica-se, igualmente, à formação em Fotografia Digital e Photoshop, entre outras áreas.