Ano Letivo : 2025/2026

Notícias Quinta, 5 de Março de 2026  19:16:10    v. 26.3.10  |  2026-03-04
Convidado
PÓS-GRADUAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E UTILIZAÇÃO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA
2011-09-09 10:19:00
por Flavio Daniel De Oliveira Araujo Ramos

Ver Imagem da NotíciaConsiderando o contexto energético atual é cada vez mais importante uma utilização racional e eficiente da energia em geral e da energia elétrica em particular. Não sendo desprezável a intervenção de cada indivíduo per si é particularmente importante uma intervenção de âmbito mais lato, onde os resultados tenham um impacto mais significativo e num mais curto espaço de tempo. Um bom exemplo é a intervenção ao nível dos sistemas consumidores de energia elétrica em ambientes industriais.

Em termos gerais o curso de especialização pós-graduada em Eficiência Energética e Utilização Racional de Energia Elétrica pretende dar competências a graduados na área da Engenharia Eletrotécnica ou Mecânica, necessários à sua intervenção ao nível da utilização racional da energia elétrica e do aumento da eficiência energética.

São também objetivos do curso a atribuição de algumas competências importantes para a participação dos formandos em projetos na área das energias renováveis e produção distribuída.

DESTINATÁRIOS
O curso destina-se a diplomados, preferencialmente nas áreas da Engenharia Eletrotécnica ou Engenharia Mecânica.

SAÍDAS PROFISSIONAIS
As competências conferidas pelo curso são particularmente interessantes para profissionais com, ou que pretendam vir a ter responsabilidades na gestão, ou operação, de sistemas consumidores de energia elétrica em ambientes industriais. No final do curso os profissionais poderão intervir ao nível da conceção, operação e manutenção de sistemas consumidores de energia elétrica no sentido de aumentar a sua eficiência energética e racionalizar o consumo.
Em termos gerais o curso é também interessante para profissionais interessados na área da microprodução de energia elétrica, nomeadamente a partir de fontes renováveis, pois faz uma abordagem ao assunto sob diversas perspetivas.

ACESSO A UM NÍVEL SUPERIOR DE ESTUDOS
A obtenção de aprovação neste curso permitirá obter equivalência a algumas disciplinas do curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia e eventualmente ao nível do mestrado.

DURAÇÃO DO CURSO
O curso tem uma duração total de 301 horas de aulas e corresponde a um total de 60 ECTU.

DIRECTOR DO CURSO
Professor doutor Nuno Gomes

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA
De 9-30 de Setembro 2011
https://portal.isep.ipp.pt/INTRANET/education/candidaturas/CandidaturaCursosPosGrad.aspx

+INFO
Nuno Gomes | nbg@isep.ipp.pt
DEE | www.dee.isep.ipp.pt

Documentos associados (1 ficheiros, 0 links)

Outras Notícias
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
> Engenharia Eletrotécnica
> Pós-Graduação em Eficiência Energética e Utilização Racional de Energia Elétrica
> Formação

> Pesquisa
Título/Texto