Encontra-se aberto concurso para atribuição de três bolsas de investigação para licenciados ou mestres em Engenharia Informática/Ciência de Comutadores, no Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD).
1. DURAÇÃO E REGIME DE ACTIVIDADE Bolsa de investigação com duração de 7 meses (entre 1 de Outubro de 2010 e 30 de Abril de 2011).
2. OBJECTO DE ACTIVIDADE O objectivo do projecto é a investigação e desenvolvimento de métodos e tecnologia que permita a simplificação e automatização do processamento de informação, através da recolha, integração e recomendação de múltiplas fontes de informação. A proposta de projecto sugere o desenvolvimento de (e no âmbito de) um desktop semântico, que desempenhe o papel de única interface entre o utilizador e a informação dos repositórios.
3. ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA Professor doutor Nuno Silva (Departamento de Engenharia Informática)
4. FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura ou mestrado em Informática ou Ciências de Computadores. Requisitos mínimos: capacidade para programar, fluência em inglês. Factores de preferência: conhecimentos sobre ontologia, web semântica e sistemas de informação. Experiência na prototipagem e desenvolvimento de ferramentas em Java e programação web. Alguma experiência na leitura e escrita de documentos científicos, bem como na condução e realização de experiências científicas.
5. CANDIDATURA Documentos de candidatura: carta de apresentação com a referência PTDC/EIA/74417/2006; Curriculum Vitae (c/média de curso) e certificado de habilitações (pode ser enviado posteriormente). A documentação deverá ser remetida electronicamente para Nuno Silva (nps@isep.ipp.pt) ou por correio para o seguinte endereço: Instituto Superior de Engenharia do Porto A/c professor doutor Nuno Silva (GECAD) Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431 4200-072 Porto
6. PRAZO E RECEPÇÃO DE CANDIDATURAS De 26 de Agosto de 2010 a 10 de Setembro de 2010