Ano Letivo : 2025/2026

Notícias Quinta, 5 de Março de 2026  16:34:35    v. 26.3.10  |  2026-03-04
Convidado
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CDIO
2010-06-29 10:39:00
por Flavio Daniel De Oliveira Araujo Ramos

Ver Imagem da NotíciaO ISEP participou na Conferência Internacional CDIO, que se realizou, em Junho, na canadiana École Polytechnique de Montréal. Esta sexta edição das conferências teve como tema “Making Change Last: Sustaining and Globalizing Engineering Educational Reform”, incidindo o programa em boas práticas de reforma curricular dos programas de Engenharia a nível global.

A iniciativa CDIO (Conceive – Design – Implement - Operate) consiste numa inovadora abordagem ao ensino/aprendizagem da Engenharia, em que participam escolas de referência mundial, como o MIT (Massachusetts Institute of Technology), visando reformar programas de Engenharia, no sentido de formar a próxima geração de engenheiros - profissionais preparados para os desafios do século XXI. O CDIO advoga um ensino centrado nos fundamentos da Ciência e Engenharia, que possibilite aos estudantes desenvolver uma perspectiva prática de concepção, projecto, execução e operação de sistemas e produtos em ambientes complexos. Adoptado por cada vez mais instituições de ensino superior em diferentes partes do globo, o consórcio CDIO está especialmente atento à perspectiva de mercado, recebendo continuamente os contributos de indústrias, empresas, associações patronais e da sociedade em geral.

A Conferência reuniu 55 instituições de ensino superior de seis continentes, sendo a delegação portuguesa composta pelo ISEP, que representou igualmente o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, e pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Os trabalhos iniciaram-se no dia 15 de Junho (sobretudo workshops), sendo os dias 16 e 17 dedicados à apresentação de artigos e posters seleccionados por revisão de pares. Entre as comunicações de convidados especiais destaque para as presenças de Éric Mazur (Harvard University) e Maura Borrego (Virginia Polytechnic Institute), além da realização de uma sessão especial sobre certificação de programas CDIO. No dia 17 foram proferidas duas palestras sobre o papel actual da Engenharia por Jean-Paul Lemarquis (Bombardier Aerospace) e Dave Wisler (General Electric e consultor CDIO). Para o último dia do evento estiveram reservados encontros entre os vários membros do consórcio e reuniões dos sub-grupos regionais, que confirmaram a adesão de novos membros como a Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá, Colômbia), UNITEC (Tegucigalpa, Honduras), Vietnam National University (Ho Chi Minh, Vietname), Engineering College of Aarhus (Aarhus, Dinamarca).

Pelo ISEP foram apresentados os seguintes artigos:
_ Spinning New Engineering Students´ Minds – Betina Campos Neves e Pedro Barbosa Guedes
_ CDIO as a Foundation for Program Accreditation/Certification in Portugal – João Rocha, António Cardoso Costa e Ângelo Silva Martins
_ Three Years of CDIO/ACM based Informatics Engineering Undergraduate Program at ISEP – António Cardoso Costa e Ângelo Silva Martins
_ Mass Customization in Engineering Programs: A Framework for Program Management – Ângelo Silva Martins e António Cardoso Costa
_ A Weeklong Event of Millennium Development Goals – Delminda Lopes, Eduarda Pinto Ferreira, João Rocha e Alfredo Soares Ferreira

Eduarda Pinto Ferreira organizou ainda uma mesa redonda subordinada ao tema Active Learining in Large Introductory Classes in Mathematics.

De realçar a apresentação do artigo “CDIO as a Foundation for Program Accreditation/Certification in Portugal”, na sessão dedicada à acreditação, que permitiu uma interessante troca de informações entre as práticas e experiências em vários países da Europa, da América do Norte e da Austrália.

Para Novembro de 2010, está já agendada uma reunião do sub-grupo europeu CDIO a decorrer no ISEP, que incluirá pelo menos um dia dedicado a palestras por oradores convidados. Perspectiva-se as presenças de Éric Mazur (Harvard University) para abordar o tema Memorization or Understanding: Are We Teaching the Right Thing? e de Rob Niewoehner (USNA), que introduzirá o tema Engineering Reasoning.

+INFO
Antonio Cardoso Costa | acc@dei.isep.ipp.pt
CDIO | www.cdio.org

Documentos associados (0 ficheiros, 0 links)

Outras Notícias
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
> Conferências / Seminários / WorkShops

> Pesquisa
Título/Texto