Manuel Cruz, docente do Departamento de Matemática e investigador do Laboratório em Engenharia Matemática, participa no VECPAR 10 - 9th International Meeting High Performance Computing for Computational Science.
A participação na conferência que se realiza em Berkeley, EUA, entre 22-25 de Junho, servirá para apresentar a comunicação “A Parallel Implementation of the Jacobi-Davidson Eigensolver for Unsymmetric Matrices”.
Este artigo compreende o trabalho efectuado na parte final do doutoramento de Manuel Cruz, desenvolvido através de um projecto de investigação luso-espanhol financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Ministerio Español de Educacion y Ciencia. O trabalho então realizado juntou os nomes do ISEP, do Centro de Matemática da Universidade do Porto e da Universidad Politécnica de Valência (UPV).
A comunicação que será apresentada nos EUA inclui a versão base da rotina paralela do método de Jacobi-Davidson que ficará disponível, após testes de consistência, na biblioteca SLEPc (Scalable Library for Eigenvalue Problem Computations).
Apresentado em 1996, o método Jacobi-Davidson é considerado o estado da arte na determinação de pares próprios de matrizes de grande dimensão, servindo este trabalho para ajudar a colmatar a lacuna da inexistência de uma versão paralela para matrizes não simétricas. Esta disponibilização permitirá a investigadores de diversas áreas de Ciências e Engenharia uma forma de resolverem este tipo de problemas de forma quase automática, já que a rotina é quase toda parametrizável a partir da linha de comando, não necessitando por isso o utilizador de ter grandes conhecimentos de programação nem de paralelização.