Ano Letivo : 2025/2026

Notícias Quinta, 5 de Março de 2026  16:32:37    v. 26.3.10  |  2026-03-04
Convidado
XI GRANDE NOITE DO FADO ACADÉMICO
2009-11-05 11:05:00
por Flavio Daniel De Oliveira Araujo Ramos

Ver Imagem da NotíciaXI Grande Noite do Fado Académico
Centro de Congressos da Alfândega do Porto
7 de Novembro de 2009, 21:30

II Semana do Homenageado (Francisco de Vasconcelos)
Clube Literário do Porto
7 a 15 de Novembro de 2009 (inauguração no dia 7 às 17:00)

O Grupo de Fados do ISEP organiza no próximo sábado, 7 de Novembro, a XI Grande Noite do Fado Académico (GNFA), que terá lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
A GNFA, iniciada em 1999 pelo Grupo de Fados em parceria com a AEISEP, é um encontro para a troca de ideias e experiências entre a actual geração de grupos do Porto e os famosos e conceituados intérpretes e grupos de outras Academias, com destaque para a Academia Coimbrã. Além da divulgação das novas correntes artísticas do Fado portuense, esta iniciativa serve ainda para prestar homenagem a uma individualidade que tenha contribuído para o desenvolvimento e renovação do Fado.
Depois das homenagens a Luiz Goes, Augusto Camacho Vieira, Almeida Santos, Joaquim Pimentel, Manuel Alegre, Carlos Paredes, Ângelo de Araújo, Fernando Machado Soares, José Afonso e na última edição a Adriano Correia de Oliveira, a XI GNFA homenageia Francisco de Vasconcelos, o guitarrista e poeta.
Este ano será reeditada ainda a Semana do Homenageado, exposição evocativa do trabalho de Francisco de Vasconcelos, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Sabrosa e de várias escolas da Academia. Assim, entre 7 e 15 de Novembro, o Clube Literário do Porto acolhe uma exposição de fotografia e estreia do filme de homenagem a Francisco de Vasconcelos.
Esta cerimónia servirá ainda para o lançamento do novo álbum do Grupo de Fados do ISEP.

FRANCISCO DE VASCONCELOS
Francisco de Vasconcelos é guitarrista e autor de diversos livros de poesia. Nascido em Celeirós do Douro, Sabrosa, em pleno Douro vinhateiro, foi um dos fundadores da "Serenata de Coimbra". Acompanhou cantores de renome da Canção Coimbrã e marcou presença assídua em diversos programas da RTP na década de 80. Ultimamente, dedicou-se à poesia, recitando poemas de sua autoria acompanhado à guitarra e viola no grupo “In Illo Tempore”.

GRUPOS PARTICIPANTES
Grupo de Fados do ISEP
Grupo de Fados de Medicina do Porto
“A Velha Cabra”
Serenata de Coimbra
“In Illo Tempore”
Outros convidados

BILHETES À VENDA
AEISEP; Clube Literário do Porto; Alfândega do Porto (no próprio dia)
Entrada: 10 euros (desconto para estudantes)

+INFO
Grupo de Fados do ISEP
João Rocha Pinto (Relações Públicas)
tlm. 917448173
gfados@isep.ipp.pt
www.gfados.isep.ipp.pt

Documentos associados (3 ficheiros, 0 links)

Outras Notícias
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
> Geral

> Pesquisa
Título/Texto