A Cimeira do Milénio, em Setembro de 2000, marcou o maior encontro de líderes mundiais na história das Nações Unidas e viu ser adoptada a Declaração do Milénio. Esta compromete os Estados signatários, incluindo Portugal, com uma nova parceria para promover o desenvolvimento global. Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definem oito metas concretas, a atingir até 2015.
Os oito objectivos do Milénio: 1. Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome 2. Alcançar o ensino primário universal 3. Promover a igualdade de género e empoderar as mulheres 4. Reduzir em dois terços a mortalidade infantil 5. Reduzir em 75% a mortalidade materna 6. Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves 7. Garantir a sustentabilidade ambiental 8. Fortalecer uma parceria global para o desenvolvimento
O Instituto Superior de Engenharia do Porto é uma escola pública de Tecnologia. Todos os anos recebemos centenas de novos alunos recheados de sonhos e potencial. Ao longo do seu percurso académico, muitas são as competências que desenvolvem e que os tornam aptos para construir um mundo melhor.
Acreditamos que a criatividade humana é a melhor ferramenta de mudança. Diariamente, trabalhamos para avançar soluções práticas para desafios reais. Criamos e transferimos conhecimento, porque a inovação e a tecnologia devem estar ao serviço de toda a comunidade. Cumprimos com a nossa missão de serviço público ao fomentar uma cultura proactiva de superação, onde o exemplo parte de cima.
Assumimos a divulgação dos ODM como parte da nossa responsabilidade para com o futuro e juntamente com os nossos parceiros vamos promover eventos de celebração dos ODM.
PARCEIROS Engenho e Obra – Associação para o Desenvolvimento e Cooperação | www.engenhoeobra.org Objectivo 2015 – Campanha do Milénio das Nações Unidas | www.objectivo2015.org Agência ODM | www.agenciaodm.org Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto | www.ese.ipp.pt Universidade Católica Portuguesa | www.ucp.pt Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto | http://creporto.blogspot.com/2009/05/arranque-do-creporto.html AIESEC Porto (Faculdade de Economia do Porto) | www.fep.up.pt/aiesec GAS Porto | www.gasporto.pt GAS África | www.gasafricaporto.page.tl
United Nations Millennium Development Goals | www.un.org/millenniumgoals Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento | www.ipad.mne.gov.pt Objectivo 2015 | www.objectivo2015.org Agência Portuguesa dos ODM | www.agenciaodm.org