Ano Letivo : 2025/2026

Notícias Quinta, 5 de Março de 2026  21:39:28    v. 26.3.10  |  2026-03-04
Convidado
IPP | APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO LIVRO “PISCINAS: TRATAMENTO DE ÁGUAS E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA”
2008-11-17 12:05:00
por Flavio Daniel De Oliveira Araujo Ramos

Ver Imagem da NotíciaO vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Gonçalo Gonçalves reafirmou a qualidade sanitária das piscinas municipais que tutela, quer quando comparadas com as piscinas privadas, quer quando analisadas face aos regulamentos sanitários em vigor.
Esta intervenção aconteceu na apresentação pública da obra “Piscinas: tratamento de águas e utilização de energia” (6ªf., 14.11.08, na Piscina Municipal eng.º Armando Pimentel), editada pela Politema, editorial do Politécnico do Porto, e da autoria dos maiores especialistas nacionais nesta área, Vitorino Matos Beleza, Rosária Santos e Marta Pinto, todos docentes e investigadores do ISEP.IPP.

Apesar de reconhecer que “o parque municipal de piscinas transporta encargos de gestão e financeiros muito relevantes”, Gonçalo Gonçalves assegura que todas as piscinas administradas pelo município estão “em óptimas condições no que respeita às instalações e em excelentes condições sanitárias”, não hesitando em afirmar que tem plena confiança na qualidade destes equipamentos municipais, encorajando o seu uso por parte dos munícipes e, inclusive, da sua família, pois “tendo as piscinas que possuir uma segurança sanitária máxima, não existem piscinas que cumpram este critério melhor que as piscinas municipais do Porto.”

Esta segurança deve-se, afirmou o vereador, “ao rigor da gestão adoptada, ao talento e ao trabalho das equipas de manutenção das piscinas municipais e aos conselhos e conhecimentos como os que constam da obra apresentada”, classificada por Gonçalo Gonçalves como “única e de referência”, e àqueles que Vitorino Matos Beleza amiúde partilha com os gestores deste parque municipal de piscinas. Também intervieram o director de Natação do F. C. Porto, eng.º Luís Fernandes e o professor da Faculdade de Desporto, José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes.

O eng.º Luís Fernandes sublinhou “a importância deste livro, pela sistematização e inovação dos conceitos e conteúdos científicos que o constituem como obra incontornável para todos os detentores (públicos e privados) de piscinas”. Este valor é tão maior quanto, sustentou, “o parque de piscinas nacional está claramente inflacionado e a sua manutenção em condições sanitárias adequadas requer um conhecimento fortemente especializado e investimentos financeiros e de recursos humanos significativos”.
José Pedro Sarmento partilhou igualmente a convicção de que, se algum pecado tem este livro, é “o de vir tarde face à necessidade de conhecimento sobre esta matéria que o país já tem”, enfatizando a “absoluta qualidade científica” dos autores, nomeadamente do investigador sénior Vitorino Matos Beleza, que acredita ser uma “autoridade científica” em tudo o que respeita à boa construção, manutenção e gestão de piscinas e de resolução de todos os inúmeros problemas que lhe estão associados e que necessitam de antecipação e resolução.

Esta obra de referência e inovadora no estudo das piscinas foi editada pela Politema, editorial do Politécnico do Porto.

www.ipp.pt/pagina.php?id=25

+INFO
Lino Miguel Teixeira
Fundação IPP
R. Dr. António Bernardino de Almeida, 537 | 4200-072 Porto
t. 228302555 | tlm.926730827 | f. 228302556
lmt@fipp.ipp.pt
www.fipp.ipp.pt

Documentos associados (0 ficheiros, 0 links)

Outras Notícias
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
> Diversos IPP

> Pesquisa
Título/Texto