"A equipa liderada por Nuno Gomes, docente do ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto -, acaba de ser distinguida pela ANIMEE (Associação Portuguesa de Empresas do Sectorn Eléctrico e Electrónico) com o Prémio de Inovação e Criatividade.
Na base deste reconhecimento está o projecto Flymaster – assistente pessoal para o voo livre. Para o leitor perceber melhor, um sistema de navegação concebido para auxiliar os pilotos de voo livre – parapente, asa delta, planador – e de competição nas decisões que eles tomam durante o voo. Algo que já passou da teoria à prática, através da constituição de uma nova empresa, a Flymaster Avionics. Localizada em São João da Madeira e, como seria de esperar, esta “criação” empresarial tem como principal objecto a comercialização do Flymaster.
Mas, como nada se faz sem capital, lembramos que este sistema foi financiado pela Agência de Inovação, nomeadamente pelo NEOTEC, um programa que visa promover a criação de empresas de base tecnológica com elevado potencial de crescimento."