Ano Letivo : 2025/2026

Notícias Terça, 23 de Junho de 2026  10:53:51    v. 26.6.26  |  2026-06-22
Convidado
Flymaster Avionics ganha Prémio de Inovação (In Notícias de Aveiro)
2007-05-21 14:11:00
por Suzete Maria Gomes Ferreira Vaz

Ver Imagem da NotíciaA empresa sanjoanense Flymaster Avionics venceu o Prémio de Inovação e Criatividade com que a ANIMEE - Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico e Electrónico distingue os trabalhos que mais contribuem para inovar produtos e processos nessas áreas da indústria.
________________________________________

Com um valor pecuniário de 4000 euros, o prémio teve o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi entregue aos sócios da Flymaster no decurso da 15.ª edição da mostra ENDIEL 2007 que juntou os principais agentes de desenvolvimento ao nível do sector eléctrico e electrónico.

Fundada no passado mês de Março e em fase de comercialização há cerca de duas semanas, a Flymaster Avionics resulta de uma sociedade entre quatro praticantes de parapente que se mostravam insatisfeitos quanto aos instrumentos de navegação disponíveis no mercado.

Decididos a fazer melhor, os atletas começaram por apostar apenas na criação de software, mas pouco depois tornavam o projecto mais ambicioso, motivados pela satisfação com que o protótipo era recebido por outros praticantes, inclusive pelo italiano Lucca Donini, que, com recurso a esse programa informático, vencia em 2006 o Campeonato Europeu de Parapente.

A empresa decide então investir no hardware e cria um Personal Flight Assistant (FPA) que baptiza com o nome Flymaster F1 Module e comercializa sem ecrã, para leitura em PDA’s através de Bluetooth.



Preço concorrêncial

A estratégia permite que o aparelho seja disponibilizado a preços mais acessíveis – na ordem dos 350 euros, face aos 700 a 1000 de marcas como a Bräuniger, Aircotec e Digifly – e proporciona ao utilizador uma melhor leitura da informação, que lhe é apresentada num ecrã maior, a cores e com melhor resolução.

Quanto às funcionalidades do próprio FPA, a Flymaster dotou-o de um receptor GPS com 16 canais de alta precisão, um variómetro/altímetro de alta sensibilidade com tecnologia exclusiva UltraSense, acústica do variómetro configurável, interface sem fios para ligação a sondas de diversos tipos e memória com capacidade para 180.000 pontos em 50 horas de voo com intervalo de registo de 1 segundo, entre diversas outras características.

Para Ricardo Figueiredo, um dos sócios da empresa que é já concorrente directa das marcas da Alemanha e Suiça que vinham dominando o mercado, "a vantagem competitiva dos produtos da Flymaster é serem equipamentos integrados, concentrando todas as funcionalidades num só aparelho". Além disso, enquanto os produtos dos outros fabricantes só disponibilizam dados numéricos, os da empresa de S. João da Madeira apresentam informação gráfica, de leitura «muito mais imediata para quem está a voar», seja parapente, asa delta ou planador.

Estas e outras inovações explicam a revolução que vem ganhando forma no meio da aviação desportiva: praticantes de todo o mundo começam a adquirir os produtos da empresa portuguesa através do site www.flymaster.net e é o PFA da marca lusa o que agora é utilizado pelas selecções de parapente de Itália e França. Só ao nível dessa modalidade, a empresa já tem um mercado potencial de 300 mil praticantes, mas essa área de influência poderá tornar-se ainda mais vasta se a Flymaster concretizar aquela que Ricardo Figueiredo diz ser já uma das suas ambições: desenvolver produtos específicos também para vela e BTT.

Documentos associados (0 ficheiros, 0 links)

Outras Notícias
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
> Geral

> Pesquisa
Título/Texto