Ano Letivo : 2025/2026

Notícias Sexta, 6 de Março de 2026  02:40:02    v. 26.3.10  |  2026-03-04
Convidado
Engenharia Empresas Investigação ISEP (In Cienciapt.net)
2007-02-09 12:55:00
por Suzete Maria Gomes Ferreira Vaz

Ver Imagem da Notícia"Decorrem no ISEP as Jornadas sobre Classificação e Análise de Dados
Cremilde Santos, 09/02/2007, 13:41

Decorrem até amanhã, 10 de Fevereiro, no ISEP, as XIV Jornadas Anuais da Associação de Classificação e Análise de Dados – CLAD, sobre a importância da estatística e a análise de dados.

As jornadas são promovidas pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e decorrem no Auditório E deste Instituto. Na sessão de abertura, Cristina Matos, Presidente do Conselho Científico do ISEP, reiterou a importância desta área que se deve continuar a investir. "As XIV Jornadas são as primeiras de muitas outras que irão surgir e o ISEP acolhe com entusiasmo este tipo de iniciativas" salientou a Presidente.

As jornadas caracterizam-se por um crescimento na quantidade e especialmente na qualidade e diversidade de propostas apresentadas e demonstram a importância da análise de dados como uma ferramenta transversal que está presente nas mais diversas áreas.

Pedro Coelho, representante da JOCLAD afirmou que "esta iniciativa é uma ponte de ligação entre académicos e profissionais, investigadores e o meio empresarial, associando a teoria e a prática, como ligação entre a investigação e as suas aplicações".

O programa inclui sessões plenárias com a presença de conferencistas convidados, assim como sessões de apresentação de Comunicações Livres seleccionadas. O encontro pretende, por via da estatística e análise de dados, estimular e divulgar a produção científica promovam um enriquecimento mútuo entre investigadores e utilizadores, incentivando a troca de ideias e a exploração de interesses comuns.

Entre os convidados destacam-se o Prof. André Hardy, Facultes Universitaires Notre-Dame de la Paix, Namur, Belgium ("Cluster Analysis and Validation based on Point Processes"), Carlos Ferreira, Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade Aveiro, Portugal, ("Análise Quantitativa de Dados em Trabalhos Académicos: alguns casos"), Joaquim Marques de Sá, Faculdade de Engenharia do Porto, Portugal, ("Redes Neuronais com Funções de Custo Entrópicas na Classificação de Dados), Michael Greenacre, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Spain, ("Correspondence Analysis versus Spectral Mapping/ Weighted Log-ratio Analysis").

Para mais informações sobre a iniciativa consultar a página http://www.joclad2007.isep.ipp.pt."



Documentos associados (0 ficheiros, 0 links)

Outras Notícias
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
> Geral

> Pesquisa
Título/Texto