P.PORTO | Ensino Superior Público
sistema de candidaturas do P.PORTO



Sistema de Candidaturas do P.PORTO


Concurso:



ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
DIPLOMADOS DE VIAS PROFISSIONALIZANTES

Resultados das Provas de Avaliação de conhecimentos e competências para titulares de Cursos de Dupla Titulação de Nível Secundário e cursos artísticos especializados - em apnor.pt/profissionais

----------------------------------------------------------------------------------------------

A realização da candidatura ao concurso é apresentada a nível nacional através do sítio na internet da DGES.



O Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril, criou os concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.

Este decreto-lei prevê que os estudantes façam exames nas próprias instituições de ensino superior às quais pretendem se candidatar, tendo em vista avaliar se dispõem dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no respetivo ciclo de estudos.

Podem candidatar-se os estudantes oriundos de vias profissionalizantes de nível secundário, considerando-se para esse efeito os titulares de:
- cursos profissionais;
- cursos de aprendizagem;
- cursos educação e formação para jovens;
- cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal;
- cursos artísticos especializados de dupla certificação do ensino secundário;
- cursos artísticos especializados da área da música;
- cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores.

Podem também candidatar-se os estudantes de nacionalidade portuguesa que tenham concluído trajetórias profissionais de nível secundário no estrangeiro desde que sejam equivalentes ao ensino secundário português.

Este concurso não se destina ao estudante abrangido pelo estatuto de estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.

No âmbito deste concurso, a avaliação e seriação dos candidatos é efetuada com base em critérios cumulativos:
- a classificação final do curso de que o candidato é titular,
- a classificação da prova final do respetivo curso;
- a classificação da prova de avaliação de conhecimentos e competências exigida pela Instituição de Ensino Superior a que se candidata.

O acesso e ingresso ao abrigo do concurso especial depende da obtenção pelo candidato de classificações iguais ou superiores a 95 pontos, na escala de 0 a 200, em cada um dos elementos de avaliação referidos.

A candidatura à matrícula e inscrição em pares instituição/curso para os quais sejam exigidos pré-requisitos está ainda condicionada à satisfação destes.

Podem também candidatar-se os estudantes de nacionalidade portuguesa que tenham concluído trajetórias profissionais de nível secundário no estrangeiro desde que sejam equivalentes ao ensino secundário português.

Os Institutos Politécnicos do Norte - Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo - e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro constituem a Rede Norte, para organizar as provas de avaliação de conhecimentos e competências que facultam o acesso aos seus cursos de licenciatura.

A inscrição para as provas é efetuada em apnor.pt/profissionais.






















































Candidatura online





LIGAÇÕES ÚTEIS
INTRANET CANDIDATURAS SECRETARIA ONLINE PORTAL P.PORTO
DOCUMENTOS PÚBLICOS PORTAL DE EMPREGO COMUNICAÇÃO P.PORTO TV
COMO CHEGAR AO P.PORTO FALE CONNOSCO
Rua Dr. Roberto Frias, 712
4200-465 Porto
Portugal
T. +351 225 571 000
F. +351 225 020 772
E. ipp@ipp.pt
POLITÉCNICO DO PORTO © 2016