P.PORTO | Ensino Superior Público
sistema de candidaturas do P.PORTO



Sistema de Candidaturas do P.PORTO


Concurso:



Períodos de inscrição:
- 9 a 27 de março de 2020 (1.ª Chamada)
- 8 a 19 de junho de 2020 (2.ª Chamada)


Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. Compete a cada estabelecimento de ensino superior decidir se a candidatura a algum dos seus cursos deverá estar sujeita à satisfação de pré-requisitos e fixar o seu conteúdo. Os pré-requisitos podem, consoante a sua natureza, ser eliminatórios, destinando-se à seleção, à seleção e seriação ou apenas à seriação dos candidatos.

Os pré-requisitos destinados à seleção dos candidatos são eliminatórios, têm o seu resultado expresso em Apto e Não apto e não são considerados para efeitos de cálculo da nota de candidatura.

Os pré-requisitos que se destinam à seleção e seriação dos candidatos são eliminatórios e o seu resultado é expresso em Apto, com uma classificação numérica na escala de 100 a 200 pontos a considerar no cálculo da nota de candidatura, e Não apto.

Os pré-requisitos destinados à seriação dos candidatos não são eliminatórios e têm o seu resultado expresso numa classificação numérica na escala de 0 a 200 pontos, a considerar no cálculo da nota de candidatura.


Os cursos conducentes ao grau de licenciado, ministrados pelas Escolas do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), que exigem a satisfação de pré-requisitos são:
   - Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da ESE - Grupo F
   - Licenciatura em Desporto da ESE - Grupo C
   - Licenciatura em Educação Musical da ESE - Grupo Z
   - Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa da ESE - Grupo A
   - Licenciatura em Design da ESMAD - Grupo K
   - Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual da ESMAD - Grupo M
   - Todos os cursos (com exceção da Licenciatura em Biotecnologia Medicinal) da ESS - Grupo A


A satisfação dos pré-requisitos que seja de comprovação meramente documental é entregue pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, no par instituição/curso que os exige, caso ali venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição. É o caso dos pré-requisitos dos Grupos A e F.

A satisfação dos pré-requisitos que exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional é certificada através da Ficha Pré-Requisitos, emitida pela Escola onde foram realizadas as provas e assinalada no formulário de candidatura online. É o caso dos pré-requisitos do:
   - Grupo C - Licenciatura em Desporto da ESE;
   - Grupo K - Licenciatura em Design da ESMAD;
   - Grupo M - Licenciatura em Tecnologias da Comunicação Audiovisual da ESMAD;
   - Grupo Z - Licenciatura em Educação Musical da ESE.


Inscrição online





LIGAÇÕES ÚTEIS
INTRANET CANDIDATURAS SECRETARIA ONLINE PORTAL P.PORTO
DOCUMENTOS PÚBLICOS PORTAL DE EMPREGO COMUNICAÇÃO P.PORTO TV
COMO CHEGAR AO P.PORTO FALE CONNOSCO
Rua Dr. Roberto Frias, 712
4200-465 Porto
Portugal
T. +351 225 571 000
F. +351 225 020 772
E. ipp@ipp.pt
POLITÉCNICO DO PORTO © 2016